quarta-feira, 18 de março de 2009

Templos e rituais

Resolvemos caminhar pela cidade na manha de quarta (terca a noite aih no Brasil). Andamos por um bairro tradicional e pobre. Surabaya quase nao tem turistas e nao preciso nem dizer que viramos uma atracao. Criancas apontando, pessoas rindo. O povo tem uma simplicidade absurda, uma ingenuidade bonita de se ver e ri de tudo (ainda mais de 4 brasileiros esquisitos de bermuda e camiseta caminhando no meio deles).
Depois, tivemos a honra de sermos convidados a visitar um templo taoista em uma cerimonia que soh acontece poucas vezes, que eh a Danca do Leao. Essa manifestacao foi proibida durante anos pela ditadura do Presidente Suharto e voltou a acontecer ha poucos anos na Indonesia. Esse momento merece uma postagem a parte: reporteres nos recebendo na porta do templo, momentos maravilhosos de fe e devocao, beleza estetica, um numero de danca fora de serie, risadas com os frequentadores do local. Interesse pelo Brasil e pela capoeira por parte de todos, ateh ali no templo.
Saindo de lah, fomos para outro local sagrado, um templo Kong Hu Tjhu. Sao seis as religioes oficiais na Indonesia e esse templo eh de uma delas. Uma casa para onde vao as almas daqueles que morrem antes da hora, um local onde nossas almas chegaram antes de nos. E tambem um templo onde as pessoas se casam oficialmente.
O terceiro templo do dia era o maior templo budista de Surabaya, a beira mar. Uma estatua gigantesca, enorme mesmo, nos saudou. Vivemos o sagrado de diferentes maneiras nesse dia e chegamos a aula de capoeira com o corpo, roupa e olhos cheios de incenso.
Na aula, Professor Caca mostrou movimentos e avaliou os alunos. Mas o mais importante: em uma terra de tantos rituais, ficamos horas contando a eles que a capoeira tambem tem muitos rituais, que os instrumentos e as musicas sao mais importantes que os movimentos, que a riqueza cultural da capoeira estah acima da parte fisica. Caca brincou de fazer com eles um pequeno exame de portugues. Alguns jah sabem um pouco da nossa lingua e mostramos a importancia de entender o que eles cantam. Um dia sagrado.

2 comentários:

  1. Caramba, q vontade de estar ao lado de vcs compartilhando esses momentos. !
    abraços

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa! Muito importante para o Brasil pessoas como voces para difundir nossa cultura.

    BOLA

    ResponderExcluir