sábado, 21 de março de 2009

Historia


Sexta foi dia de aula de historia. Antes, como sempre, enquanto o pessoal chega, acaba rolando um ritmo. Um samba de roda improvisado, dicas de pandeiro, correcoes de pronuncia.

Duas horas falando sobre a formacao de uma cultura afrobrasileira. Qualquer aula basica de Brasil ou historia da capoeira jah deixaria o povo daqui satisfeito. Em vez disso, resolvemos fazer o mais dificil: dar uma boa aula e nos aprofundarmos em alguns aspectos. O Cabeleira quase enlouqueceu ao dar a aula em duas linguas simultaneamente: ingles e portugues. E, claro, ainda rolava uma traducao para o indones.

Influencia banto no Brasil, escravidao, diferencas regionais, religiosidade de matriz africana, colonia, republica, Guerra do Paraguai, abolicao, Bahia, Recife, Rio, Sao Paulo, manifestacoes como samba, jongo, maracatu, congo, repressao policial. E, claro, tudo isso ligado a formacao da nossa capoeira. Eles estavam tao interessados que daqui a pouco vai ter gente de Surabaya dando aula de historia para brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário