sábado, 21 de março de 2009

Muculmanos

A Indonesia eh o maior pais muculmano do mundo. E em Surabaya fica a maior mesquita da Indonesia.
No ocidente (gracas aos radicais islamicos que tem feito muito estrago pelo mundo) a imagem que temos dessa religiao eh bem diferente daquilo que encontramos aqui. Dos nossos amigos e alunos, muitos sao muculmanos. E eles sao pessoas extremamente alegres, de bem com a vida. Sambam quando a gente toca um samba, saem para bares, jogam capoeira, tiram muito sarro um do outro, vestem camisetas de bandas americanas como Green Day. Aqui onde foi inaugurada a sede do trabalho de capoeira existe um local reservado para eles fazerem suas oracoes obrigatorias. Mulheres vestem panos na cabeca, sim. E mostrar algumas partes do corpo nas ruas pode ser visto como algo desrespeitoso, como um ombro por exemplo. Mas de resto a vida eh igual.
Nas ruas, alto-falantes propagam a reza ao amanhecer e ao anoitecer. Os nativos indoneses tinham uma religiao muito forte e festiva, que influenciou as outras que chegaram aqui e deixou o islamismo menos radical. Pelo menos aparentemente.
Eh no minimo diferente ver, numa mesquita, um rapaz com uma camiseta de capoeira. Ajoelhado e rezando de frente ao livro sagrado. Mas isso agora acontece sempre- e pudemos presenciar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário