segunda-feira, 23 de março de 2009

Arrasta a sandalia, Surabaya


Samba eh o ritmo que define o Brasil. Qualquer manifestacao popular no nosso pais termina em samba. Em qualquer lugar do mundo quando aparece um brasileiro, as pessoas dizem "futebol, samba, caipirinha". Por isso a responsabilidade de fazer uma roda com o povo daqui era enorme.

Muitos jah tinham contato com o samba "de capoeira", samba tocado com berimbau e um tanto quanto baguncado ao final das rodas. Outros jah tinham ouvido sambas mais "modernos". Mas quase ninguem conhecia a historia do nosso principal ritmo ou sabia das diferentes formas como ele eh feito. E nehum pe de indonesa havia sambado um tradicional samba de roda do reconcavo.

Comecamos mostrando musicas de diferentes tipos de samba. Falamos de samba de chula, corridos e muito mais. Mesmo sem entender as letras, todos identificavam as diferencas. Mostramos alguns videos de samba de roda tradicional do reconcavo. Contamos um pouco a historia do ritmo, valorizando os verdadeiros mestres dessa arte, velhos mestres que vivem em condicoes precarias na nossa Bahia.

Depois de tanta teoria (onde jah se viu, teoria de samba de roda...) foi hora de colocar os asiaticos para sambar. E aih, quase caimos de costas. Era soh cantar o coro uma vez que eles respondiam direitinho. Mais afinados que muito coro brasileiro. As meninas dancaram muito, um pouco desajeitadas no comeco, mas melhorando aos poucos e surpreendendo ao final.

Agora, aqui na Indonesia, tudo tambem termina em samba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário