sexta-feira, 20 de março de 2009

Convidados especiais


Quinta-feira no fim do dia iria comecar nossa primeira longa conversa a respeito da capoeira e da importancia para os capoeiristas do mundo todo entenderem a cultura brasileira, viverem um pouco de Brasil. Tambem foi o dia de nos apresentarmos oficialmente, contarmos um pouquinho da nossa propria trajetoria e do nosso envolvimento com a cultura popular e a capoeira.

Estava tudo pronto para iniciarmos quando nossos convidados especiais chegaram. Um grupo de garotos timidos e de rostos sofridos, todos muito jovens e descalcos. Eram os convidados do Timor Leste.

Para quem nao sabe, o Timor Leste foi invadido pela Indonesia e, durante muitos anos, sofreu muito nas maos do ditador Suharto. Violencia, guerras civis, destruicao. A independencia do Timor aconteceu apenas em 2002, depois de mais de 450 anos de ocupacao estrangeira.

Esses convidados especiais nao tem nada, apenas poucas pecas de roupas doadas e vivem numa situacao preocupante. Eles sao ajudados por uma menina americana, de 27 anos, que foi a acompanhante deles na viagem. Para virem a Indonesia (o pais que ocupava a patria deles e que foi responsavel pela destruicao de muita coisa no Timor) eles fizeram de tudo, ateh que conseguiram juntar dinheiro com moradores para chegar aqui.

Eles se apaixonaram pela capoeira depois que um brasileiro, que fazia parte da forca de paz da ONU, ensinou aos meninos um pouco da nossa arte. Desde entao, esses orientais de pele escura nao pararam de praticar. Todos afirmam que a capoeira os salvou. O soldado voltou ao Brasil, outro apareceu. Mas ha tres anos eles nao tem nenhum professor e se viram como podem. A ilha inteira tem apenas 2 berimbaus (tinha, porque eles ganharam alguns dos nossos).

Carentes de tudo, uma carencia deles a gente esta tentando suprir: a de capoeira e a de conhecimento pelo Brasil.

Um dos momentos mais emocionantes da nossa viagem foi quando formamos uma roda com todos que estavam presentes. Indoneses, timorenses e brasileiros. O Caca pediu para que eles se intercalassem, um indones e um timorense. Deram as maos e abracos. Antigos inimigos de guerra, ali eles viraram camaradas de capoeira. E pior eh que ainda tem gente que despreza o poder da cultura popular brasileira.

2 comentários:

  1. Quero parabenizar toda essa equipe que com muito respeito, dedicação, amor ao proximo e principamente com muita força de vontade está podendo levar muito conhecimento de nosso país ao outro lado do mundo, de uma forma ou de outra posso dizer que me sinto parte desse grupo, pois eu estou digamos que ligado de certa forma neste grupo, sinto uma enorme satisfação de conhecer de perto e estar perto de todos vocês QUE DEUS ESTEJA SEMPRE AO LADO DE PESSOAS COMO VOCÊS, ABENÇOANDO, PROTEGENDO E DANDO FORÇA PARA QUE POSSAM LEVEAR AO PROXIMO MESMO QUE MUITO LONGE UM POUCO DE AMOR CARINHO E SOLIDARIEDADE, um grande abraço do amigo DOS ANJOS

    ResponderExcluir
  2. Quero comprimentar toda essa equipe pelo trabalho que está sendo realizado ai do outro lado do do oceano. Fiquei muito impressionado com os relatos e com certeza gostaria muito de estar ai com todos vcs, mas podem ter certeza que mesmo estando por aqui estou torcendo muito por vcs que td possa sair da mais linda forma possivel, que vcs possam atingir todos os objetivos ou quase todos, pois acredito que deve haver muita limitações por ai FORÇA QUE DEUS ESTEJA AO LADO DE VCS vcs conseguem. DOS ANJOS

    ResponderExcluir