quinta-feira, 2 de abril de 2009

Silat: o pau quebra na Indonesia

Muitos acham que a capoeira eh uma das unicas lutas do mundo com musica (alem da Ladja, lah na nossa America Central). Viemos achar outra aqui. O silat, que eh impressionante.
Dificil descrever a luta. Eh claramente oriental, parente de um Kung Fu. Em alguns momentos, usa chutes, saltos e socos. Em outros, torcoes e quedas. Tambem usa facas e bastoes.
Tres tambores (como nossos tres berimbaus) acompanham os lutadores, mas ao contrario da capoeira, nao sao os tambores que impoem o ritmo aos lutadores. Eh o ritmo deles que os tambores tem que acompanhar.
Vimos uma demonstracao em uma escola bem simples em um bairro pobre. Eram apenas criancas. Mas lutavam como gente grande. Uma menininha em especial (ficamos sabendo bem depois que era uma campea nacional) fez com que a gente nao tirasse os olhos da luta. Movimentos precisos, perigosos, duros- mas de extrema beleza. O professor estava tenso e feliz ao mesmo tempo, por apresentar sua luta aos estrangeiros brasileiros. Os brasileiros ficaram perplexos ao verem aquela demonstracao de disciplina e amor aaquilo que eles fazem. E os lutadores ficaram de boca aberta ao verem quatro estrangeiros pela primeira vez.
Pediram para que tocassemos um pouco os tambores. E lah fomos nos. Um pouquinho de congo, ijexa, batidas de samba e para acompanhar a capoeira. Aih, veio outro pedido: que mostrassemos um pouquinho da capoeira. Estavamos de bermudas, cansados e nao estavamos esperando por aquilo. Mas fomos recebidos com tanto carinho que nao pudemos negar. Expressoes de admiracao, palmas e a palavra Brasil sendo dita a todo momento. O professor nos disse que aqui na Indonesia o Silat nao eh assim tao valorizado e que gostaria de fazer exibicoes fora da Asia. Quem sabe um dia nos nao vemos o Silat na nossa terra.
OBS: AS FOTOS REFERENTES A ESTA POSTAGEM FORAM PERDIDAS, O QUE NOS DEIXOU MUITO CHATEADOS. PROBLEMAS TECNOLOGICOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário